quinta-feira, 8 de abril de 2010

May The Force be With You


Blogs e Mídias Sociais estão cada vez mais presentes no mundo dos negócios (com exceções nem tão honrosas), as empresas tentam definir políticas e estratégias empresarias para guiá-las nesse caminho novo.

Faz sentido ? Não. Não há um road map se não há uma estrada, e a estrada se faz ao caminhar. As respostas estão num caminho muito mais Zen do que qualquer consultoria poderia imaginar ?

Prasoon Joshi descreveu 10 princípios para as empresas abraçarem social networking e blogging, aqui humildemente adaptadas. Confira:

Nada prometas: Fazer o que você mais gosta de fazer é o canal. No final, seu trabalho lhe trará felicidade.

Nada ofereças: Não ofereça nada além do compartilhar. Existem muitos que devem estar interessados em seu produto, e irão apreciá-lo, sem que você se sinta pressionado a mostrar algo de valor para sua platéia.

Nada esperes: Não inicie em mídias sociais com expectativas em torno de resultados tangíveis. Em vez disso, tenha alguns objetivos qualitativos em mente, não quantitativos. Isso vai te possibilitar chegar mais perto do que buscas, ao invés de torcer seus princípios sendo guiado por números.

Nada necessites: Produza seu conteúdo. Esteja certo que seu trabalho não seja impedido a todo momento pelo zumbido em sua mente de que algo mais é necessário e tem que ser procurado.

Nada cries: O melhor jeito de enxergar a criatividade é deixar rolar e fazer o que pintar. Não fique sentado horas tentando "criar algo novo", apenas deixe acontecer.

Nada superdimensiones: Deixe o hype em torno de seu produto ser criado por si mesmo. Não se gabe de cara para acabar com a cara enfiada na lama dos comentários negativos de seus visitantes.

Nada planejes: Ou melhor, planeje suas ações, mas não seus resultados. Manter-se agarrado a um plano, estando num meioambiente social dinâmico, pode te levar à rigidez e a fraturas inevitáveis.

Nada aprendas: Apenas deixe as coisas virem e te ensinarem por si próprias. Deixe a Força te guiar. Absorva tudo que surgir em seu caminho, mas não se esforce para racionalizar.

Nada sejas: É melhor ser você mesmo em qualquer rede social. As pessoas devem se conectar com você e não com alguma ilusão criada para -las. Você pode até começar bem, posando de alguém com conhecimento superior ou com habilidades que você não tem, mas a longo prazo vai ser difícil sair dessa. O aprendizado é um caminho de mão dupla. Mostrar as fraquezas abre as portas da Sabedoria.

Nada mudes: Apenas diga a coisa certa na hora certa e uma mudança positiva virá por si mesma.

2 comentários:

  1. Dede,

    Primeiramente me desculpe pela falta dos acentos,meu note esta com problemas.
    Li seu post na comunidade A.M.I.G.O.S do BB e adorei, pois me identifiquei com o texto.
    Comecei a blogar ano passado, minha motivação era fazer registros diarios para as minhas filhas lerem no futuro, alem tambem de ser uma forma de terapia, pois escrever alivia, desestressa.
    Atraves do blog, conheci outros blogs, alguns campeões de audiência,então pensei em mudar a minha linha editorial para buscar mais leitores.Mas e o meu objetivo de escrever para as minhas filhas... E o meu objetivo de desestressar... Ter que ficar pensando no que escrever, seria mais uma obrigação e não uma distração...
    Quer saber, valeu a pena manter os meus principios blogueiros, hoje minha filha primogenita adora ler meus posts e ate criou o seu proprio blog.

    www.iedalandia.blogspot.com (meu)
    www.coisasdefefe.blogspot.com (da minha filha)

    Bem vindo ao mundo dos blogueiros ! Estou te seguindo a partir de agora!

    Ieda - Colega BB, Mãe e blogueira

    ResponderExcluir