quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Surfando em Gôndolas Infinitas


A Cauda Longa foi um conceito introduzido por Chris Anderson. Um novo formato das demandas do consumidor, onde tudo está disponível e ele pode surfar em gôndolas infinitas, escolhendo além dos best-sellers...

O mercado abundante da Cauda Longa é sustentado pelas prateleiras ilimitadas da Internet, que é o primeiro sistema de distribuição da história que serve bem tanto os nichos quanto as massas, tanto aos tópicos em moda quanto aos obscuros.
Sem querer digredir e já digredindo, ele não é a cara do Sylar, se fosse careca (ah, você não sabe quem é Sylar?).
Pois bem, o resultado foi que nasceu uma nova cultura superdiversificada, que desafia as práticas das empresas longevas e poderosas, das empresas líder de mídia até os selos de música.
Só existe uma maneira de você ter um espaço de prateleira ilimitado: esse espaço não custar nada.
Os custos marginais próximos de zero da distribuição (ou seja, o custo adicional de mandar mais um item após os custos fixos de já ter a estrutura de navegação) nos permite não ter que discriminar o que vamos oferecer a quem. Não é requisito ter ou não estrutura para decidir se algum item vai ter abordagem global ou não, por exemplo.
Ninguém regula os cliques que você dá no Facebook. Usar a Wikipedia não te custa nada.
Então, como diria Roger, do Ultraje: "Agora é Free, tá na hora, é tudo Free ! Vamo embora..."


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